sábado, novembro 02, 2013

GÊNERO TEXTUAL: CONTO - ALUNOS DO 6º ANO




A cigana e o espanhol

                Era uma vez
, uma moça de uma aldeia de ciganos. Era a moça mais bonita, extrovertida, alegre que tinha na aldeia. Todos os rapazes se encantavam por ela, mas nenhum era bom o suficiente para ser seu marido. Seu nome era Esmeralda.
                Esmeralda tinha a esperança de um dia encontrar um homem que a amasse e lhe desse o necessário para que os dois vivessem juntos e felizes. Seu pai vivia lhe dizendo para que arrumasse um marido logo, antes que ficasse velha, e, também dizia que queria netos, mas Esmeralda falava:
                ¾ Meu pai, não sei se vou poder lhe conceder esse pedido que me faz.
                ¾ Seu pai perguntou: Por que minha filha?
                ¾ Ah, meu pai não desejo filhos, apenas desejo ter um homem que me ame, me respeite e que seja bom marido pra mim.
                ¾ Minha filha se é o que tu desejas. Não posso lhe forçar a ter uma obrigação que talvez, não darás conta de cumpri-la.
                Um belo dia, Esmeralda e seu adorável cachorro Kilate, passeando na floresta encontraram um belo e educado rapaz. O rapaz ficou encantado com a beleza de Esmeralda, então ele parou Esmeralda e perguntou:
                ¾ O que um bela moça como você faz aqui sozinha?
                Ela respondeu: Ora moço, é que às vezes gosto de passear sozinha na floresta para pensar na vida!
                Ele disse: Não tens medo?
                ¾ Não! Respondeu ela.
                Ele enamorado de sua beleza disse:
                ¾ Perdoe a minha indelicadeza, como se chama?
                ¾ Meu nome é Esmeralda. E você como se chama?
                Ele respondeu: Eu me chamo Alerrandro! E em seguida, perguntou: Posso lhe acompanhar até sua casa?
                ¾ Esmeralda respondeu: Claro, será um prazer!
                Eles foram andando e conversando até que estavam chegando à aldeia de Esmeralda.                 Da aldeia seu pai os avistou e pensou: Agora, Esmeralda arranjou um pretendente.
                Quando Esmeralda e Alerrandro chegaram à aldeia foram logo se despedindo, mas Alerrandro perguntou antes:
                ¾ Quando poderei vê-la de novo?
                Ela disse: Se quiseres poderás me ver todos os dias!
                Alerrandro alegrou-se em ouvir aquilo, e foram passando os dias e todos os dias, eles se viam. Até que um dia o pai de Esmeralda, perguntou a Alerrandro:
                ¾ Gosta da minha filha?
                ¾ Sim, gosto muito. Respondeu Alerrandro.
                ¾ Quer se casar com ela? Perguntou o pai.
                ¾ Sim, desejo muito me casar com Esmeralda. Respondeu ele.
                ¾ Pois bem, terás de me trazer o mais belo cavalo selvagem que encontrará na floresta, concordas?
                ¾ Sim.
                No outro dia Alerrandro foi à busca do cavalo e no mesmo dia conseguiu pegar um cavalo. Depois levou o belo cavalo a Esmeralda, mas antes falou ao pai de Esmeralda:
                ¾ Cumpri com o que me mandaste fazer, agora, me conceda a mão de sua filha para me casar com ela?
                ¾ Sim. Respondeu ele.

                Quando foi no outro dia Esmeralda e Alerrandro se casaram, fizeram uma festança e foram muito felizes.

Um comentário:

  1. Olá! Laura, gostei muito de postar seu continho, ficou ótimo! Parabéns pelo empenho!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!